oleaginosas

OLEAGINOSAS – POR QUE CONSUMIR?

Tu sabia que algumas evidências apontam que as oleaginosas trazem benefícios à saúde por ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento de algumas doenças?

Pois num é?! O babado é forte, visse?!

Então chega, bora tentar entender!!!

ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS

Nascimento: “O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?”

Turno: “Sim, senhor!”

Nascimento: “Vou pedir isso na prova. …em inglês strategy, Em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia…”

Estratégias nutricionais

Pois bem, a busca por estratégias relacionadas à prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo síndrome metabólica e obesidade, tem levado pesquisadores a avaliar o efeito da ingestão de alimentos específicos no controle metabólico e do peso corporal.

Então, alguns estudos sugerem que dietas que incluem oleaginosas, apresentam benefícios à saúde.

Além disso, sugere-se que a ingestão das oleaginosas possa contribuir para a redução do ganho de peso mesmo com aumento da ingestão calórica.

Bons motivos para consumir as frutas oleaginosas

Isto ocorre, provavelmente, porque mesmo que as oleaginosas sejam ricas em gordura, parte dessas gorduras saem no cocô.

Sendo assim, essas gorduras não são utilizadas como fonte de energia pelo organismo.

Além disso, sugere-se que o efeito de saciedade que esses alimentos provocam, contribui para redução da ingestão alimentar.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS OLEAGINOSAS

A princípio, a composição química desses alimentos, possivelmente, está envolvida no controle metabólico.

Isto porque, são ricos em ácidos graxos insaturados e compostos bioativos como fibras alimentares, tocoferóis, fitoesteróis, compostos fenólicos, minerais, além do elevado teor de proteína.

Assim, a tabela abaixo, mostra a composição química de algumas oleaginosas:

tabela nutricional das oleaginosas
Fonte: Tabela de composição química dos alimentos, United States Department of Agriculture (USDA) Nutrient Database for Standard Reference. Disponível em: http://ndb.nal.usda.gov/

Vale salientar que, embora o amendoim seja uma leguminosa, frequentemente ele é classificado como oleaginosa, pela semelhança na composição.

MIXNUTS APEGO SAUDÁVEL

Já ouviu falar do mixnuts apego saudável?

oleaginosas apego saudável

Então, para quem ainda não conhece, o mixnuts é uma grande mistura de oleaginosas e frutas secas.

Sabe qual o resultado disso?

Um lanche saudável rico em fibras, bem como em proteínas. Além disso, o mixnuts apego, é excelente fonte de selênio, vitamina E e zinco.

Sendo assim, o mixnuts se torna um aliado fiel no auxílio da melhora dos níveis circulantes de colesterol bom, HDL.

Com uma combinação equilibrada, o mixnuts apego, é ótimo para o dia a dia. Além disso, cabe na bolsa.

Os ingredientes do mixnuts apego são:

  • Amêndoas;
  • Nozes;
  • Castanha brejeira;
  • Castanha-do-Pará;
  • Amendoim;
  • Avelã;
  • Uva passa branca;
  • Uva passa preta;
  • Damasco.

VEM CONHECER!

Explosão de sabor e saúde!

Referência:

Ingestão de oleaginosas e saúde humana: uma abordagem científica. Dra. Raquel Duarte Moreira Alves, Dra. Viviane Silva Macedo, Dra. Fernanda Fonseca Rocha, Dra. Ana Paula Boroni Moreira, Dra. Neuza Maria Brunoro Costa. Revista brasileira de nutrição funcional – ano 14, nº 57, 2014.

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