gengibre é bom para a saúde

GENGIBRE – UMA RAIZ PARA PRATOS E BEBIDAS

Gengibre, eis uma raiz da qual só lembramos, geralmente, nas festas juninas e quando apreciamos pratos da culinária japonesa.

Picante, como um corpo estranho nesses pratos de peixes crus, e por isso mesmo tão saboroso.

Para os artistas que dependem da voz, ele tem outra função – proteger suas cordas vocais. Contudo, cantores ou não, essa raiz merece nossas considerações.

Não é segredo entre os artistas que uma das melhores coisas para a voz são os pedacinhos de gengibre, salgados ou doces, mascados segundos antes da atuação.

Os pedaços fatiados da culinária japonesa, ou ainda do quentão, também são referências populares no meio artístico. A voz fica forte, com potência assim também vigor.

No entanto, o que pouco se conhece é o fundamento científico dessa prática consagrada pelo uso, e para isto que estamos aqui. Vamos apresentar um tico da história, da forma de utilização bem como dos benefícios do gengibre para a saúde.

Então, vem com a gente!

UM POUCO DA HISTÓRIA DO GENGIBRE

Pois bem, o gengibre, conhecido pelos cientistas como Zingiber (família Musaceae), é uma planta cultivada no Oriente há mais de 3.000 anos para fins medicinais e culinários. Na Roma antiga, era considerado artigo sujeito a taxação.

O gengibre na cozinha - um pouco de raiz.

Hoje é cultivado em todas as regiões mornas, notadamente na Jamaica, que produz os melhores tipos.

No Brasil, as regiões produtoras são o litoral do Paraná, Santa Catarina e os estados de São Paulo e do Espírito Santo.

Mas acreditem, cerca de 70% da produção brasileira de gengibre destina-se ao mercado externo.

COMPOSIÇÃO

Ele é rico em óleos voláteis, gingerol assim também shogaol, produto da quebra do gingerol produzido durante a secagem.

O shogaol, no gengibre seco, é duas vezes mais intenso que o gingerol no gengibre fresco.

Sendo assim, usa-se com propósitos diferentes na medicina chinesa e japonesa.

raízes especiais para comer - saúde

As partes do gengibre utilizadas são os caules subterrâneos, chamados rizomas, e óleo. Utiliza-se em condimentos, bebidas, confeitaria, assim também farmácia, perfumaria e para o preparo de picles ou comidas in natura.

As plantas necessitam de cerca de 10 meses de crescimento para uma ótima produção de rizomas, colhidos quando os ramos secam e a planta está no estado dormente.

O GENGIBRE E A NOSSA SAÚDE

Além do seu uso mais comum como aromatizante, utiliza-se o gengibre, há muitos séculos, na medicina tradicional chinesa ervanária e está especialmente indicado na prevenção de vômitos bem como na distensão abdominal.

Para a saúde é bom comer raízes

Leia também: OLEAGINOSAS – POR QUE CONSUMIR?

Desde a sua introdução na Europa ocidental, indica-se o gengibre como remédio para controlar náuseas e impedir a formação de gases no organismo, como agente anti flatulência.

TRADUZINDO… ANTI PEIDO!

Embora essa atribuição ao gengibre persista até hoje, a Farmacopéia Britânica e a Farmacopéia Européia não reconhecem essa indicação, sendo o gengibre classificado apenas como agente aromatizante.

Apesar disso, existem estudos clínicos que apresentam resultados favoráveis do uso dele na prevenção e controle do vômito e náuseas.

O QUE DIZEM OS PESQUISADORES

Mowrey e Clayson comprovaram em suas pesquisas que 1g de gengibre em pó foi mais eficaz na prevenção da cinesia do que o tratamento padrão com a droga dimenidinato.

Aí tu pode perguntar… QUE DANADO É CINESIA?

Eu respondo!!!

A cinesia é a “doença do movimento”, a pessoa sente náuseas e enjôos quando viaja de carro, avião ou barco.

Outro ensaio clínico desenvolvido por Grontved e outros cientistas, mostrou que realmente o gengibre foi eficaz no controle de náuseas e na redução de vertigens induzidas experimentalmente.

Além disso, um estudo realizado na Dinamarca, mostrou que a administração diária de 1g de gengibre foi eficaz no alívio das náuseas e vômitos em mulheres grávidas.

O QUE DIZEM OS PESQUISADORES 2.0

Outra descoberta importante é que o gengibre não produz efeito sobre o sistema nervoso central, comum a muitos remédios empregados para aliviar enjoos convencionais. Sabe qual medicamento comum que age sobre o sistema nervoso central? O plasil nosso de todo enjoo.

O gengibrinho (intimidade), tem seu efeito anti enjoo produzido localmente, agindo sobre o sistema gastrointestinal, em vez de exercer a sua ação no sistema nervoso central.

Assim, com base no conhecimento atual, a eficácia do gengibre em ser um agente anti náuseas e vômitos pode ser afirmada, e essa atividade está provavelmente associada aos ingredientes do gengibre, particularmente o gingerol, considerado o mais importante princípio ativo.

Para que o gengibre tenha o efeito que as pesquisas pregam, deve-se mastigá-lo cru em pequenos pedaços.

O chá também é indicado, mas não é indicado para aplacar o enjoo matinal de grávidas.

RECEITA DE CHÁ COM GENGIBRE

Um receita de chá com gengibre é a seguinte:

Coloque 3g de gengibre numa panela com 2 copos de água fria e leve ao fogo sem deixar ferver. Tomar logo após o preparo.

Chá de gengibre é aliado da saúde

RECEITA DE GARI – CULINÁRIA JAPONESA

Na culinária japonesa, ele é usado especialmente para acompanhar o sushi e é conhecido como Gari. O sabor forte é obtido em preparação especial, porém simples.

gari comida japonesa

Que ver como é?

Então vamos descrever agora:

  • Cozinhe cerca de 350g de gengibre descascado e cortado em fatias finas numa panela com água até que ferva. Em seguida, escorra numa peneira e deixe esfriar naturalmente;
  • Em outro recipiente, coloque ½ xícara de açúcar (se puder use o mascavo), 1 xícara de vinagre e 3 colheres de chá de sal (se puder use sal do rosa do Himalaia). Leve ao fogo e espere levantar fervura. Deixe esfriar;
  • Misture o gengibre e a mistura de sal, açúcar e vinagre. Coloque em um recipiente de vidro de aproximadamente ½ litro e tampe. Deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente;
  • Armazene na geladeira, durante no máximo 6 meses.

Pois bem, os artistas já conhecem há muito os efeitos benéficos do gengibre. Por sua ação antiemética (vômito) permite maior tranquilidade para atuações.

Para você que não está preocupado com a voz, mas se interessa por novos sabores, o gengibre merece toda atenção.

Depois de apreciar seu amargo-picante-adocicado, é possível que descubram uma nova receita para enriquecer pratos e bebidas.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTO!

2 Replies to “GENGIBRE – UMA RAIZ PARA PRATOS E BEBIDAS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *