Café é delicioso de verdade

CAFÉ – HISTÓRIA, FUNCIONALIDADE E CONSUMO

“Gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?” Florinda, Dona.

E quem não gosta de uma xícara de café? Seja para iniciar o dia, ou na pausa da tarde. Ele é realmente é uma das paixões nacionais.

Além disso, já foi considerado “ouro negro” e até hoje tem um papel cultural, econômico, nutricional e social fundamentais.

HISTÓRIA DO CAFÉ

A história do café e sua origem: da Etiópia ao Brasil

Ele foi descoberto há mais de mil anos atrás. Contudo, sua origem certa é incerta. Acredita-se que os grãos do tipo Arábica tenham se originado principalmente na Etiópia e o Robusta, na África Ocidental.

Muito antes do seu processo de torrefação, moagem bem como os métodos tradicionais de extração, no século XV, era consumido um chá obtido a partir da fervura dos frutos. Chamou-se de quishr e foi reconhecido pelo seu efeito energizante.

Somente no século XVI que os árabes passaram a torrar assim também a moer os grãos em um processo semelhante ao atual. Além disso, os árabes também passaram a comercializar.

No século XVII, um holandês iniciou a plantação de mudas contrabandeadas do Iêmen em Amsterdã e ao final deste mesmo século, o café passou a ser semeado nas colônias holandesas.

Junto com os portugueses e franceses, os holandeses e suas colônias transportaram o café para a América.

Então, sabe quando a primeira muda de café chegou aqui no Brasil? EM 1727!
Quem trouxe foi Francisco de Melo Palhete, bandeirante, a serviço da Coroa Portuguesa na Guiana Francesa, o qual recebeu a planta de forma clandestina, da esposa do governador francês.

Atualmente a produção já se espalhou pelo mundo.

O Brasil é um dos principais produtores, principalmente do Árabica, tendo sido fundamental, desde o início, para a economia brasileira.

CULTIVO E COLHEITA

Conta aqui pra gente…

Tu sabia que, no geral, são necessários cerca de 5 a 6 kg dos frutos do café para produzir 1kg de grão de café?

Pois é, visse?!

cultivo e colheita do café

O cultivo é melhor em clima com chuvas bem distribuídas o ano todo. Além disso, a temperatura, para o Arábica, é melhor entre 15 a 25 ºC. Em contrapartida, para o Robusta, a temperatura é de 20 a 30 ºC.

Sua colheita pode ser feita de forma manual assim também a partir de maquinário. O café Arábica é o que apresenta maior variabilidade de sabor bem como complexidade dos grãos.

Além disso, também apresenta menor percentual de cafeína, maior percentual de óleos e de açúcares, quando comparado ao café Robusta.

Por isso, os que são do tipo 100% Arábica, possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo, bem como sabor.

Eles também, normalmente, são caracterizados como gourmet. O Brasil é um dos maiores produtores de Arábica do mundo.

POPRIEDADES FUNCIONAIS

Que o café é parte importante das tradições culturais e assim também da vida social, todo mundo já sabe. Mas, ele também tem seus potenciais efeitos à saúde.

propriedades funcionais dessa bebida deliciosa.

Com altas concentrações de ácidos clorogênicos, trigonelina, diterpenos, bem como cafeína, ele pode ser benéfico, se em quantidades adequadas, à saúde.

O consumo de cerca de 2 a 4 xícaras ao dia parece ter correlação com a proteção contra o desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 2, doença de Alzheimer, bem como Parkinson.

Além disso, pode atuar como proteção para doença hepática gordurosa não alcoólica e o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o hepático.

Além disso, parece haver uma relação inversa entre o consumo de café e o risco para doença cardiovascular.

É importante salientar que a recomendação dos especialistas em relação à ingestão de café, é que seja feita até no máximo 18h, para não atrapalhar a qualidade do sono. Uma vez que a bebida é energizante.

Leia também: OLEAGINOSAS – POR QUE CONSUMIR?

CONSUMO DE CAFÉ NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Então, o recente relatório divulgado pela Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC) aponta que, no decorrer de 2020, o consumo cresceu 1,34% e a estimativa é para 2021 manter este patamar ou até mesmo aumentar.

consumo de café aumenta com a pandemia de covid-19.

Sendo assim, este número mantém o Brasil como o segundo país que mais consome essa bebida no mundo.

Em outro relatório, produzido pela ABIC, o consumo no Brasil representou 21,2 milhões de sacas entre 2019 e 2020, sendo assim um número bastante expressivo.

Isto revela um aumento do seu consumo não apenas nas casas, mas também nos estabelecimentos gastronômicos, o que é uma boa notícia para quem empreende no setor de cafeterias, apresentando uma boa oportunidade.

PERNAMBUCO E O CAFÉ

Conta aqui pra gente…

Tu sabia que Taquaritinga do Norte é a terra do café?

Pois é, visse?!

Mas num é que o Agreste Pernambucano tem sabor e cheiro gostoso?!

Bandeira de pernambuco é linda.

Inclusive é de lá que vem o Café das Dállias. Um café orgânico 100% Arábica Typica. Um verdadeiro café de altitude, cultivado em terrenos específicos de clima ameno.

Então, o Café das Dállias é colhido de forma artesanal e seletiva. Quem consome pode sentir notas sensoriais de caramelo, amêndoas assim também nozes. Ele também possui uma acidez média.

Os grãos são colhidos maduros, na fase ideal da cereja e não vão impurezas.

ONDE ENCONTRAR O CAFÉ DAS DÁLLIAS EM RECIFE

A vida é feita de escolhas, nós da Apego Saudável escolhemos o Café das Dállias para trazer até vocês.

café das dállias de Taquarintinga do Norte/PE para o mundo.

Características e atributos do Café das Dállias:

Perfil: Frutado;
Tipo: Grão/Pó;
Acidez: Média;
Corpo: Semi-encorpado;
Altitude: Acima de 900m;
Cidade: Taquaritinga do Norte/PE;
Colheita: Manual e seletiva;
Peneira: 16, 17, 18 e 19;
Região: Serra do Cumbe/Planalto da Borborema;
Secagem: Terreiro com lona, terreiro suspenso;
Torra: Média
Quantidade: 250/500g.

Para muitos, o café é um bom dia bem dado, para outros é combustível. Alguns gostam dele forte, outros mais fracos. Uns são longos, outros curtos.

No fim das contas é tudo uma questão de gosto e o café é aquilo que tem sabor no próprio cheiro.

A Apego Saudável pede licença, também, para dizer:

“… Flores me são teus lábios, (sempre é)! Onde há mais bela flor em que melhor se beba. Bálsamo do amor (nessa fragrância de café)!” Machado de Assis

Em Recife e RMR, você encontra seu Café das Dállias aqui na Apego Saudável!

CUIDAAAAA!

APEGUE-SE AO QUE TE FAZ BEM!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

REFERÊNCIA:

MOLDVAER, A. O livro do café. São Paulo: Publifolha, 2015;

@CAFEDASDALLIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *