Alimentação saudável

RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES

Vamo lá… Muito se tem falado dos radicais livres e antioxidantes, né verdade?

É verdade!

Mas será que todas as pessoas sabem o que são eles? Tipo, por que os radicais livres são tão temidos e como os antioxidantes agem no sentido de combatê-los?

Pois esse texto aqui vai ajudar a esclarecer o papel dos radicais livres no nosso organismo, o que fazer para minimizar seus efeitos e quais são as substâncias antioxidantes que podem ser utilizadas para neutralizar a sua ação no nosso organismo.

OS RADICAIS LIVRES

Para entendermos o que são os radicais livres é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia.

Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço. Esta queima libera moléculas de radicais livres que são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar.

Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos.

Entretanto, as células do nosso corpo, expostas a dezenas de ataques de radicais livres por dia, têm enzimas protetoras que reparam 99% do dano por oxidação.

Sendo assim, o nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos pelo metabolismo do oxigênio.

Mas, esse processo de oxidação que ocorre dentro do nosso corpo devido aos processo metabólicos não é a única fonte de radicais livres.

RADICAIS LIVRES – FATORES EXTERNOS

Há fatores externos que podem igualmente contribuir para a formação de excesso de radicais e que podem causar danos irreparáveis. Entre as causas externas mais prováveis de formação de radicais livres no corpo encontram-se:

  • Poluição ambiental bem como gases de escapamento de veículos;
  • Raio X assim também radiação ultravioleta do sol;
  • Fumo e fumaça de cigarro e o álcool;
  • Resíduos de pesticidas;
  • Substâncias tóxicas presentes em alimentos assim também em bebidas (aditivos químicos, hormônios, bem como aflatoxinas, entre outros.);
  • Estresse e alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, entre outros.).
Radicais livres: as moléculas que detonam sua pele

COMO ESSES RADICAIS LIVRES AGEM NO NOSSO CORPO

Os radicais livres não devem ser considerados como bandidos que querem nos matar a todo tempo. Ao contrário, eles são muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo.

O que deve ficar claro é que o EXCESSO dessas substâncias é tóxico, é prejudicial para a nossa saúde.

Assim, quanto mais uma pessoa ficar exposta aos fatores externos que citamos, maior é a quantidade de radicais livres que se acumulam no seu corpo. Com o tempo, esse efeito cumulativo pode causar alterações nas células ou mutações, favorecendo o aparecimento e o desenvolvimento de células cancerígenas.

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O QUE ISSO TEM A VER COM O SISTEMA IMUNOLÓGICO E O ENVELHECIMENTO?

Então, a formação de radicais livres também está relacionada ao enfraquecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento.

Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, artrite, entre outras, têm sido atribuídos à ação dos radicais livres.

A comunidade científica reconhece que algumas doenças mais incapacitantes ou mortais provoca-se pela presença desses radicais.

Na lista encontram-se desde o caso dos enfisemas, dos acidentes vasculares cerebrais, bem como de certas afecções reumáticas, até doença de Parkinson, mal de Alzheimer, entre outros.

ANTIOXIDANTES – A ARMA QUE PODEMOS USAR PARA NOS DEFENDER

Alimentos são remédios ao nosso alcance.

Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos.

Portanto, essas substâncias teriam a capacidade de anular a ação de oxidação desses radicais, daí o nome antioxidantes.

Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e os mais importantes são:

VITAMINA C

Encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verde-escuros – laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, bem como morango, couve, brócolis, tomate, entre outros.

VITAMINA E – RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES

Encontra-se principalmente no germe do trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol. Além disso, encontra-se nas amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

VITAMINA A

Encontrada principalmente em alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, assim também na batata doce, no damasco seco, brócolis, melão, etc.

SELÊNIO

Um mineral encontrado na castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.

ZINCO – ANTIOXIDANTES

Então, esse é outro mineral encontra-se principalmente nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves assim também no leite.

Além disso, encontra-se nos cereais integrais, feijões e nozes que também são boas fontes.

BIOFLAVONÓIDES

São substâncias ativas encontram-se em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.

LICOPENO

Essa substância ativa encontra-se principalmente no tomate.

ISOFLAVONAS – RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES

Substância ativa encontrada principalmente na soja.

CATEQUINAS

Encontradas principalmente em frutas da família do morango, uva e chá verde.

Portanto, como podemos observar, uma alimentação rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças, é a melhor proteção contra os radicais livres.

Inúmeros estudos mostram que os antioxidantes presentes nesses alimentos vegetais neutralizam a ação dos radicais livres e diminuem o risco de uma série de doenças, inclusive o envelhecimento precoce.

Mas, é importante que as pessoas evitem também os fatores externos causadores da formação de radicais e não ficar na dependência do uso de antioxidantes, já que esses são apenas um recurso da natureza, com funções bem definidas.

E entre essas funções não consta a capacidade de fazer milagres! SOLTA O CAVALINHO! KKKKKKKKKKKKKKKKK’

PÍLULAS E CÁPSULAS DE ANTIOXIDANTES FUNCIONAM?

Então, quem faz uma alimentação equilibrada e variada e não se expõe constantemente aos fatores formadores de radicais, está no caminho certo.

Pílulas tomem muito cuidado

No entanto, existem pessoas que acreditam que a solução seria tomar todos os dias algumas pílulas de antioxidantes e tudo estaria resolvido.

Infelizmente isso não dá certo!

Estudos mostram que pessoas que tomaram doses diárias de vitaminas e minerais por mais de dez anos não tiveram melhor saúde nem viveram mais do que as que não usavam esses suplementos.

Esses mesmos estudos mostram que as vitaminas e minerais são ótimos para nossa saúde, mas especificamente quando ingeridos na forma natural, comprados na feira, varejos e mercados.

CUIDADO COM A SUPLEMENTAÇÃO – RADICIAS LIVRES E ANTIOXIDANTES

Muito cuidado deve-se ter com as cápsulas contendo antioxidantes. Quando ingeridos em grandes quantidades, alguns nutrientes podem passar a ter efeito contrário, ou seja, aumentar a oxidação.

Sendo assim, os suplementos que exercem as recomendações dietéticas (RDA) somente podem ser tomados sob supervisão de profissionais de saúde específicos.

Altas doses de vitamina E, por exemplo, podem interferir na coagulação do sangue e aumentar o risco de hemorragia.

Portanto, recomenda-se suplementos somente quando a pessoa realmente necessitar e não conseguir obter as necessidades diárias dessas substâncias somente por meio da alimentação.

Radicais livres e antioxidantes: o que são e qual a relação entre eles?

FAÇA DO ALIMENTO O SEU MEDICAMENTO

Certas vitaminas, minerais, bem como substâncias ativas encontradas nos alimentos são, portanto, excelentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

O consumo dessas substâncias fortalece nosso sistema imunológico, além de reduzir o risco de uma série de doenças.

Veja o que acontece a uma maçã sem casca deixada ao ar livre: ELA OXIDA E FICA ESCURA.

A casca está para a maçã assim como os antioxidantes estão para o nosso organismo. Mas, uma coisa deve ficar clara: Comprem antioxidantes nas feiras.

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