Chá de camomila acalma.

CAMOMILA – ORIGEM E BENEFÍCIOS

Ei, vem cá… Tu sabia que a camomila é uma das plantas mais citadas para fins medicinais em estudos qualitativos, por levantamentos, bem como questionários, para uso adulto ou pediátrico?

Pois é, visse?

Além disso, tem usos citados em farmacopeias, estudos etnobotânicos, medicina popular, medicina complementar e alternativa.

Vamo conhecer um pouco mais sobre ela?

Então vamo nessa!

ORIGEM DA CAMOMILA

Então, a camomila é uma planta herbácea, anual e aromática, originária do sul e leste da Europa, bem como do oeste asiático.

No Brasil, cultiva-se em área representativa na região Sul devido, principalmente, às exigências climáticas da espécie. Além de ter sido introduzida por imigrantes europeus nesta região.

Camomila é excelente calmante

Tu sabia que os benefícios no tratamento cosméticos são conhecidos há quatro mil anos?

Pois num é?!

A Camomila é uma erva conhecida desde a Antiguidade. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.

Além disso, lá pras bandas da Espanha, ficou conhecido também um tipo de vinho aromatizado com o odor da camomila que era usado como digestivo.

Já aqui no Brasil, faz parte da sabedoria popular, usa-se para combater gases, gastrites, insônia, reumatismo, bem como dores na coluna, dores ciáticas, entre outras.

Além disso, o chazin de camomila usa-se para cuidados com os bebês, seja para acalmar cólicas ou para higiene.

Leia também: CHÁ DE VALERIANA – COMO FAZER E BENEFÍCIOS

CARACTERÍSTICAS DA CAMOMILA

Ela é uma erva da família das compostas e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno.

É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado, bem como doce enfeitam canteiros e vasos.

história da camomila

Além de ser uma planta aromática que atrai as abelhas assim também pequenos besouros. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas.

A camomila prefere clima ameno, mas é capaz de se adaptar bem a outros climas desde que não seja muito quente.

Tem intenso aroma, com perfume e sabor adocicados.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

chá para relaxar

Nome Científico: Matricaria chamomilla

Ácidos orgânicos, ácido salicílico, apigenina, borneol, cânfora, colina, cumarina, flavonóides, herniarina, saponina, mucilagem, pró-camazuleno, terpenos azuleno e umbeliferona.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Calmante, pois auxilia na diminuição da ansiedade. Além disso, também é sedativa, pois ajuda no combate à insônia.

Antiespasmódica, ajuda no alívio das cólicas do aparelho digestivo, em especial, as dos bebês. Sendo assim, é também digestiva, por combater gases intestinais.

PROPRIEDADES COSMÉTICAS

Banhos aromáticos com as flores da camomila acalmam e fazem bem para a pele.

MISTICISMO AO REDOR DA CAMOMILA

Incenso que tranquiliza. Misticismo

O incenso de camomila, atua como calmante e purificador do ambiente. Quando plantada no entorno da casa traz prosperidade aos moradores.

FORMA MAIS UTILIZADA

Os chás feitos com suas flores são muito usados. Sendo assim, que tal aprender como fazer um chazinho gostoso de camomila?

chá de camomila para relaxar

Para prepará-lo, basta ferver cerca de 200 mL de água e adicionar uma colher de flor de camomila seca na água ainda quente. Feito isto, basta aguardar cerca de 10 minutos para que ele já esteja pronto para o consumo.

Além disso, usa-se esta solução para preparar uma compressa para a pele.

APEGUE-SE AO QUE TE FAZ BEM!

REFERÊNCIAS:

MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Matricaria chamomilla L. (= Chamomilla recutita (L.) Rauschert, CAMOMILA). Organização: Ministério da Saúde e Anvisa, Brasília, 2015.

Desenvolvimento da camomila, rendimento e qualidade do óleo essencial em diferentes idades de colheita. Amaral, W.; Deschamps, C.; Machado, M.P.; Kouler, H.S.; Scheer, A.P.; Côcoo, L.C. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.16, n.2, p.237-242, 2014.

VISISTE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *